quinta-feira, 27 de maio de 2010

A acolhida , prática simples de resultados brilhantes


Tive a oportunidade de analisar a importância da socialização gerada pela acolhida diária. é impressionante o quanto minutos diários utilizados de forma integralizadora auxiliam no desenvolvimento de crianças, principalmente da faixa etária de 3 à 5 anos. As crianças se envolvem de uma forma, que chega a emocionar aqueles que admiram processos construtivos de aprendizado. Nestas minhas vivencias também me deparo com grandes personalidades, totalmente envolvidas com a práxis educativa, e me deparei com a Professora Mônica Cristina Samico, hoje Coordenadora de uma Creche do município, ela me surpreende a cada dia com a dedicação e com a criatividade com que conduz suas atividades.

Os pequenos vibram a cada novo comando e procuram desenvolver todas as ações propostas pelas cantigas e brincadeiras. No momento da oração, as pequenas mãozinhas se unem e com profundo respeito, oram por mais um dia de reflexão e aprendizagem.
Naqueles 30 minutos aproximados, em que estão juntos, trocam experiências, ouvem instruções de seus educadores, compartilham atitudes e gestos. E voltam para suas salas de aula, felizes e reanimados.Independente da quantidade de ações que serão utillizadas nesta acolhida, as crianças sempre captam o aprendizado que está intríceco nas atividades desenvolvidas naquele momento de socialização. Segundo a DrªMaria Graziela Peregrino " Maria Montessori fez-se, desde cedo, portadora de uma confiança total na criança, pois ensinava, nos seus livros, nos cursos e conferências, que a criança é capaz de aprender, de absorver* o que os seus sentidos captam do ambiente, nas interações múltiplas com as pessoas."
É, sem sombra de dúvidas, uma pena que ainda existam professores que relutem contra a utilização desta prática, desconhecendo totalmente os benefícios construídos por ela.

A mais, só acrescento que pude vivenciar esta acolhida em pátios escolares, e em sala de aula, de forma mais individualizada. Em ambas o resultado foi positivo!

Um comentário:

  1. ESTAVA CONVERSANDO COM MINHA MÃE, PROFESSORA DE GEOGRAFIA. ELA ESTÁ UM POUCO CHATEADA PQ FALOU QUE A ORIENTAÇÃO PARA OS PROFESSORES DO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO É EDUCAR OS ALUNOS! A PERGUNTA É: EDUCAR OS ALUNOS SIM, MAS QUEM VAI EDUCAR OS PAIS DOS ALUNOS?

    ResponderExcluir