segunda-feira, 26 de julho de 2010

Sensibilização no dia a dia

Crianças menos favorecidas não significam crianças apenas sem condições financeiras, são crianças com carências que vão muito além de uma falta de alimentos, são carências do espírito. Cada dia revela um novo aprendizado e aproxima ou afasta o educando do seu educador. Gestos, expressões, sotaques e trejeitos podem contribuir para desenvolvimentos de opiniões e de ideais.
Seus pequenos corações navegam em mares turbulentos, onde não são ancorados pela compreensão e muito menos pela sensibilidade de seus pais, parentes ou vizinhos.
Vivem em comunidades marginalizadas, ruas fétidas cobertas de lixo e esgotos a céu aberto. Nossos pequenos discentes anseiam por modelos a serem seguidos, nesta busca muitas vezes fracassam em suas escolhas, pois depositam seus pequenos sonhos em educadores insensíveis e pais fracassados.
Professores, enquanto na sua regência, precisam aperfeiçoar sua sensibiliddade para visualizar as necessidades dos seus pequenos e iniciar a transformação em seus mundos. A transformação começa pela sensibilidade e pela compreensão de aceitar fazer parte do universo infantil que está em nossas salas de aula e de fomentar em nossos alunos o interesse pelo aprender, pelo respeitar e pelo amar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário